Planejamento estratégico de carreira musical

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É possível ter uma carreira sem o apoio de gravadoras ou empresários?

A primeira atitude a ser tomada quando se pensa em construir uma carreira artística é acreditar que ela pode acontecer!

Parece óbvio, mas às vezes o primeiro entrave é desacreditar que é possível, é crer que para ter sucesso é preciso de padrinhos poderosos ou o apoio de grandes grupos econômicos, ou ainda, que não tem dinheiro nem para começar a pensar nessas coisas.

Muitos artistas desistem antes mesmo de tentar, e nessa seleção natural de acesso ao showbiz muitos músicos, compositores e cantores talentosos tornam-se advogados, arquitetos, comerciantes, motoristas, etc.

Mas, todos com algo em comum… a dúvida desconfortável de que se tivessem tentado talvez pudessem ter dado certo na música!

Bem… a boa notícia é que atualmente existem caminhos para iniciar uma carreira de forma independente e com grande possibilidade de sucesso.

Hoje em dia, com a informação sendo transmitida de forma quase que simultânea ao fato e bem mais democrática, você tem meios de levar sua música muito mais longe, para muitas outras pessoas conhecerem.

No entanto, nada cai do céu…é preciso arregaçar as mangas e trabalhar forte para que seu sonho se torne realidade.

O que fazer para começar a trilhar sua carreira artística?

Para que sua carreira possa começar a existir é fundamental que tenha um planejamento do que fazer e o conhecimento dos caminhos que precisa percorrer até chegar em seu objetivo.

Não adianta sonhar em tocar no Rock in Rio se não consegue sequer tocar no bar da esquina. Sendo assim, é preciso traçar metas e alcançá-las, criar um cronograma realista e fazer com que ele seja cumprido.

Saiba que nem mesmo o dono do boteco lá do seu bairro vai querer que você toque no bar se o seu som não atrair algum público para o local.

Então, antes de se preocupar com o local em que quer tocar, preocupe-se para quem vai direcionar sua música, ou melhor ainda, quem será seu público-alvo? Quem será seduzido por seus produtos?

Um artista não vive sem seu público!

Sua música, por mais idealista que seja, sempre tem que ter o objetivo de seduzir alguém, de se tornar tão indispensável para esse grupo de pessoas que seja impossível para ele não consumir seus produtos e serviços.

“Poxa! Isso parece muito comercial para mim. Minha música não é um produto!”

Hum…sinto lhe decepcionar, mas é sim!

Caso queira realmente viver de música tem que entender que sua música precisa ser um produto, e digo mais…um excelente produto!

Sua música precisa seduzir seu público, torná-lo fiel a você e firmar uma ligação fortíssima com ele para que haja um engajamento com seus projetos.

Em outras palavras, sua música precisa satisfazer uma necessidade que o seu público tem, gerar um bem-estar e um prazer tão grande que o fará seguir seu site e redes sociais, ir aos seus shows, comprar seus produtos e fazer contínua propaganda gratuita de seu trabalho.

Como fazer isso tudo acontecer?

Para materializar as ideias mencionadas você precisa de um planejamento de carreira focando nos seguintes itens:

  • Geração de receita;
  • Criação e fidelização de fãs;
  • Excelência no seu trabalho;
  • Cuidado especial com as pessoas; e
  • Ações corretivas e melhoria contínua.

Os itens acima mencionados são fundamentais para que sua carreira artística comece, mantenha-se ativa e conquiste o seu espaço.

Bem…agora vou falar um pouco sobre a relevância de cada ponto levantado:

  1. A geração de renda com sua música

Criação de produtos

Como já foi dito, para que uma carreira artística possa existir é necessário que você tenha em mente que precisará criar produtos com valor econômico, ou seja, produtos que comercializados possam ser revertidos em recursos financeiros para manter você, sua banda ou músicos acompanhantes e toda a sua equipe.

Além disso, você precisa de dinheiro para gravar um single, EP ou álbum completo, contratar uma boa produtora para cuidar do seu videoclipe, pessoas ou agências para cuidar de sua assessoria de imprensa, redes sociais, site, etc.

Bem… não é pouca coisa para se cuidar e nem algo muito barato para se manter, no entanto, não se desespere, todos esses itens têm seu momento certo de ser trabalhado e a ação inicial pode e deve caber em seu orçamento.

É muito importante que os produtos que você criar para serem comercializados tenham um apelo forte e possam realmente tocar, satisfazer as necessidades e anseios de seus fãs – que tenham o poder de fazer com que eles queiram comprar seu single, EP ou álbum, ir aos seus shows, usar as camisetas da banda, etc.

Os produtos criados devem lhe proporcionar uma renda recorrente para que você possa manter seu trabalho funcionando e criar novas possibilidades, fazer com que sua carreira cresça de forma sólida e consistente.

Gestão financeira

Outro fator importante é que tenha o controle das receitas e despesas que terá na criação e comercialização de seus produtos.

Não adiante gravar um álbum inteiro, cheio de detalhes e de excelente qualidade, mas não ganhar nada com isso. No mínimo, tem que empatar, não ficar no prejuízo.

Projete o que poderá ganhar com aquele produto, escolha o melhor custo-benefício para que possa criar uma renda fixa, fazendo com que sua carreira seja rentável.

Ser organizado e eficiente em suas finanças é o que lhe proporcionará a possibilidade de continuar a colocar suas músicas no mercado, pois sem estrutura financeira, nem mesmo o trabalho mais brilhante sobrevive.

  1. Criação, entendimento e fidelização de fãs

O maior ativo que você pode ter em uma carreira musical são seus fãs. Aqueles seguidores que amam sua música e que consomem, divulgam e defendem seu trabalho como se fosse deles.

Essas pessoas são as responsáveis por sua carreira se manter consistente. Devem ser monitorados e entendidos sempre.

Nunca subestime seus fãs, pois eles são o combustível de seu sucesso.

Conheça seu fã

Conhecer seu fã é fundamental para que sua carreira decole. Obter informações precisas sobre o que o seu fã espera de você e de sua música vai fazer a diferença para o sucesso estrondoso de um álbum ou o fiasco total dele.

Monitore o seu fã, procure entender quais são os seus desejos, seus anseios, quais as tendências que os atinge; e, com essas informações, crie produtos alinhados a esse perfil.

Tenha um relacionamento aprofundado com seus fãs

Através das redes sociais você pode ter um relacionamento frequente com quem gosta do seu trabalho e isso faz com que essas pessoas passem a gostar ainda mais de você.

Faça com que seu fã se sinta como um amigo seu. Faça parte da vida dele.

Poste nas redes sociais coisas que acontecem com você e com sua banda, detalhes de um show ou gravação, peculiaridades sobre sua vida pessoal – desde que haja bom senso.

Essa forma de relacionamento fideliza seus fãs e os torna divulgadores espontâneos de sua música.

Crie bônus para os mais fiéis

É uma excelente estratégia premiar quem é fiel a você, ou seja, criar produtos personalizados para oferecer em caráter exclusivo para fãs especiais.

Isso gera uma satisfação enorme para eles – pois percebem o tratamento diferenciado, o tratamento especial – e faz com que outros fãs também se esforcem para entrar para esse seleto grupo.

  1. Qualidade geral do projeto

Sabe aquele churrasco em que todo mundo dá uma canja, e aí sabe como é, rola sempre umas notas na trave, não é? Mas… é legal, espontâneo!

É…no churrasco pode até ser, mas no seu show nem pensar!

Excelência em seu trabalho

A sua música pode ser simples, rústica até… mas nunca malfeita.

É muito importante primar pelo seu trabalho, fazer que se destaque de forma positiva, daí a necessidade de se ter bons músicos para a realização do projeto.

Se a sua banda, própria ou de apoio, não tiver qualidade o seu som fica comprometido.

Deficiências técnicas, ou falta de comprometimento dos músicos levam a um produto final ruim, e, consequentemente, não atrativo ao seu público.

Entenda que sua música é um produto que deve ter valor econômico, não há espaço para coisas malfeitas, improvisadas ou sem alinhamento à proposta sugerida, pois senão o resultado é um produto sucateado e desvalorizado.

Caso haja uma deficiência na resposta dos músicos, ou de qualquer outro membro da equipe, é preciso que o problema seja corrigido. Não sendo possível, o jeito é a substituição de um ou outro elemento para se chegar ao resultado final pretendido.

Em busca da produtividade

Todos da equipe têm de estar em sintonia e comprometidos com o projeto para que haja uma produtividade adequada.

Ensaios podem se tornar longos e cansativos, se não houver um empenho por parte de todos a produtividade pode ser prejudicada, e, com isso, todo o projeto pode atrasar ou até mesmo nem sair.

Definição de metas bem claras e reponsabilidades distribuídas e exigidas são o melhor caminho para o bom andamento do projeto.

É claro que não se deve engessar ou criar um clima ditatorial de trabalho, pois com isso se inibe a criatividade e a livre-expressão dos músicos – o que seria um verdadeiro tiro no pé – mas uma equipe alinhada e compromissada é muito importante e desejável.

Caso a banda componha em parceria, é bom planejar momentos para criação, arranjos e ensaios.

  1. Cuidado especial com as pessoas

Crie um bom ambiente de trabalho

A gestão de pessoas é algo que requer cuidados especiais.

No mundo corporativo, desde grandes empresas até pequenos núcleos de trabalho podem se ressentir se o ambiente não for favorável, podendo atrapalhar a produtividade e a liberdade de criação dos colaboradores.

Agora imagine no mundo artístico, no qual a criatividade e liberdade de expressão são fundamentais para um bom resultado final, se o ambiente de trabalho não for favorável seu projeto pode ficar totalmente comprometido.

O ambiente deve ser amistoso e respeitoso para toda a equipe, desde os componentes da banda, vendedor de show, fotógrafo oficial ou roadie, pois – além de merecerem ser respeitados como qualquer pessoa – todos são importantes para o bom andamento do projeto.

Preocupe-se com a comunicação

A boa comunicação é fundamental! Caso haja um problema com um ou outro elemento da equipe, procure conversar de forma reservada para a solução do conflito.

Evite broncas em público, pois essa atitude irá constranger a todos e, principalmente, a quem está sendo o alvo da ação.

Discussões na hora do ensaio, por exemplo, é algo muito ruim, pois além de tirar a atenção e alterar os ânimos, o desentendimento faz com que o clima de harmonia que deve existir em uma banda seja sufocado, tornando o trabalho mais árduo e sem motivação.

Crie um ambiente no qual as pessoas se sintam bem e felizes, assim o rendimento do trabalho e bem melhor e a produtividade muito maior.

  1. Ações corretivas e melhoria contínua

 Fatores externos

Uma das qualidades que um bom empreendedor deve ter é o feeling para fazer ajustes ou corrigir possíveis problemas que possam vir a acontecer no andamento de seus projetos.

Estar antenado nas tendências e mudanças de mercado é fundamental para esses possíveis ajustes que venham a ser necessários.

Lembre-se que sua carreira deve ser tratada como uma empresa e terá de se adaptar às mudanças de cenários com rapidez.

Ajustes e correções nas ações de marketing digital também são comuns.

É sempre bom testar estratégias e observar quais são as mais eficazes para aquele produto ou ocasião.

Ouvir o nicho de mercado em que atua é fundamental para a criação de produtos e serviços que seus fãs esperam de você e sua banda.

Fatores internos

Às vezes, problemas e mudanças internas demandam ações corretivas e soluções criativas para que o projeto se mantenha no rumo certo.

Imagine se você perder algum músico durante uma turnê, ou que a pessoa que fotografa os shows fique doente, o que fazer?

Pois é, sempre tenha em mente que os problemas podem acontecer dentro de sua estrutura e é muito importante que tenha possíveis soluções para uma ação rápida.

Um exemplo de solução antecipada é ter contato com músicos e prestadores de serviços que possam substituir o atual no caso de ocorrer algum imprevisto.

Kaizen – processo japonês da melhoria contínua

A competitividade no showbiz é acirrada. Novos artistas com seus projetos e produtos inovadores sempre estão aparecendo e tomando um espaço no mercado.

Sendo assim, para se construir uma carreira sólida você deve levar em consideração a melhoria contínua de seus produtos e serviços.

A procura inequívoca de produtos mais atraentes, com linguagem moderna e com o compromisso de cada vez mais satisfazer os anseios de seu público é fundamental.

O compromisso com a inovação e melhoria contínua deve ser uma prática constante para quem quer se manter nesse mercado tão competitivo.

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